sábado, 23 de novembro de 2013

Opção.

E então eu decidi, após todas essas tentativas frustradas, desistir. Deixei ir todas as preocupações que me incomodavam sem direito para tal. Joguei tudo fora como medida de protecção comigo mesma. Não podia mais compactuar com esse jogo de injustiças e imaturidade. E como não conseguia compreender as situações do dia-a-dia, nada melhor que deixar ir tudo o que me roubava o sono. Assim como este sentimento de dúvida! Esta dúvida que, bem lá no fundo, eu sabia a sua resposta, apenas me custava aceitar que ao longo deste anos nada ou quase nada mudara. Aceitei. Aceitei que as pessoas são livres de tomar as suas próprias decisões e fazer delas o que bem entendem. No meu caso, apenas tive de aceitar que nem todos as sabem tomar. E por vezes, temos de excluir a ideia de esforço, pois certas pessoas optam pelo troço mais fácil, aquele que cujo esforço é mínimo mas cujas complicações são inúmeras. Certas causas são perdidas e, por vezes, temos de as deixar de parte, deixando-as agir de forma irracional nunca tentativa desesperada que estas aprendam com os seus erros. Se é que um dia vão aprender de alguma forma. O que não é justo é ocupar a nossa consciência com casos perdidos. Não é justo arrumar as desordens dos outros quando ninguém arruma as nossas. Chega uma hora em que é preciso deixar de parte certas esperanças e começar a depositar a nossa fé em outras causas. Não digo que seja fácil, não é, diariamente luto com causas perdidas. Mas aprendi que a verdadeira fé está em nós, e naquilo que aprendemos com aqueles que optam por más decisões. Infelizmente não podemos ter tudo ou considerar tudo, mas podemos decidir o que fazer com as nossas vidas a partir do momento em que tomamos plena consciência do que a vida é. Resta saber se nos vamos acomodar ou se vamos lutar por um pouco mais. Eu aprendi que esse pouco mais faz a diferença. Ou aceitamos e seguimos ou desistimos simplesmente porque desistir é a única opção que resta. Sim, desistir também é uma opção. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores