quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A nossa previsibilidade


O ser humano é a coisa mais previsível do mundo! Pode negar, pode calar, pode até usar um escape e fugir da sua dura realidade, mas no fim, acaba sempre por mostrar o seu rosto. Pode isolar-se, pode querer esconder-se do mundo e do que o rodeia, por vergonha, por timidez ou até mesmo por medo... Pode auto negar-se ou até mesmo alimentar o desejo de autodestruição, pode... Pode isso e muito mais! Todo o ser humano tem o seu direito a vida, tem o direito de viver e usufruir de tudo o que a vida proporciona. Tem o direito de ser feliz, de estar feliz! Avaliar as situações, reconhecer erros, saber o momento certo da nossa retirada, tudo isso faz parte da nossa previsibilidade. 

Sermos cultos e justos é tudo o que de verdadeiro podemos dar, reivindicar a nossa felicidade só para que a felicidade dos outros sobressaia isso é estarmos a ser egoísta para com nós mesmos! 
Saber usar a nossa maturidade, aprender com as nossas experiências de vida, tudo isso faz de nós o que somos e faz do presente uma realidade mais nítida. 
Ao coração tudo ataca, se estamos felizes ele acelera e faz com que tudo a nossa volta pareça mais belo e cordial, se estamos tristes, ele doí e faz a nossa sofridão parecer algo terrivelmente prolongado e injusto! Tudo o que ao nosso alcance está é tudo aquilo que um dia ao nosso alcance pode não se avistar... 
E o ser humano, na sua previsibilidade imensa, por vezes não tem a capacidade de lidar com as mais variadas irregularidades da vida, optando por vezes pelos caminhos mais incertos de todos.
Mas neste mundo tudo é assim, e nós nada podemos fazer em relação a isso! Aceitar, mudar, corrigir, tudo o que de mau fizemos podemos sempre lhe dar um novo rumo... E há quem diga que por vezes é tarde, mas nunca é tarde quando se tem vontade de fazer mais e melhor!
As partes que de nós já demos, ja partilhamos, são as mesmas que um dia aceitamos de alguém, juntas chegaram a fazer uma quase perfeita combinação, mas na vida o perfeito é algo impossível de se definir.
Além do ser humano ser o ser mais previsível de todos é também o ser que na sua mais estável loucura cria e recria tudo ao que aos nossos olhos um dia nos pareceu intocável, fazendo do surpreendente algo realizável, algo bastante previsível...   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores